O primeiro caso suspeito de varíola dos macacos (Monkeypox) em Araputanga (a 345 km de Cuiabá) foi descartado nesta quinta-feira, 25 de agosto, conforme dados da situação epidemiológica divulgados pela Vigilância em Saúde de Mato Grosso.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde de Araputanga, o morador do município, com o caso suspeito da varíola dos macacos, encontra-se no Estado do Acre e após realizar exame teve resultado negativo para a doença.
O município de Comodoro também teve o seu primeiro caso suspeito descartado. As cidades de Porto Esperidião, Mirassol d’Oeste e Pontes e Lacerda estão com um caso suspeito em cada localidade.
Sintomas
Os sintomas iniciais costumam ser: febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.
Dentro de 1 a 3 dias (às vezes mais) após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.
Leia também — Secretaria de Saúde irá realizar exame preventivo a partir desta quinta-feira em Araputanga
As lesões passam por cinco estágios antes de cair, segundo o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. A doença geralmente dura de 2 a 4 semanas.
Como se proteger
O uso de máscaras, o distanciamento e a higienização das mãos são formas de evitar o contágio pela varíola dos macacos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reforçou a adoção dessas medidas, frisando que elas também servem para proteger contra a Covid-19.
Receba notícias do portal Popular Online em tempo real no seu WhatsApp. (CLIQUE AQUI)
Essa iniciativa reforça a importância da união entre instituições públicas e organizações sociais.
Pressa e desatenção podem resultar em operações errados e na hora de pagar é preciso ter cuidado, independentemente do meio de pagamento.
A medida foi publicada na última quarta-feira 18/12.
O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.